Se fossemos contar quantas vezes fracassamos na vida, perderíamos as contas. O fracasso não começa em um ato mas sim dentro das pessoas que não estão disposta a erguer a cabeça e enxugar o leite que derramou. Todos nós somos vulneráveis a errar e fracassar na vida e existem milhares de historias relatando isso, e acredito que erguer a cabeça e continuar lutando por um objetivo frustrado, deve ser uma das tarefas mais difícil que um ser humano possa fazer, assim como disse, milhares de pessoas fracassam, porem são poucas as que realmente se levantam e continuam a batalha.


Dizendo por mim, não tenho historias ao qual tive um fracasso tão exuberante a ponto de se tornar algo de superação, mas tiro exemplos das pessoas que estão ao meu redor ou que eu conheci a historia, e uma delas é o incrível relato de Soichiro Honda. Pra quem não conhece este nome, leia apenas o sobrenome, e verá que sua grande história de sucesso está relacionado a sua empresa. Sim ele é o dono da HONDA, fabrica de motocicletas e automóveis mundialmente famosa.

 
o mister play honda motors

Em 17 de novembro de 1906, nascia na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão, o filho mais velho de um ferreiro. Seu nome, Soichiro Honda. Era uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos! Nunca foi um bom aluno, mas nem por isso não era inteligente, pois apesar de não se interessar pelas teorias dos livros, ele preferia a prática das coisas!

Aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e, aos 13 já tinha uma série de pequenas “invenções”! Aos 16 anos, Honda vai para Tokio como aprendiz numa oficina mecânica , e poucos anos mais tarde, volta para Hamamatsu e abre a sua própria oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as jóias da própria esposa.

Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido. Sr.Honda desistiu? Não! Volta a escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o tachavam de “visionário“. Sr.Honda ficou chateado? Não! Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele. Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída. Sr.Honda se desesperou e desistiu? Não! Reconstrói sua fábrica mas, um terremoto novamente a arrasa. 

Essa é a gota d’água e o homem desistiu? Não! Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família. Ele entra em pânico e desiste? Não! Criativo, ele adapta um pequeno motor a sua bicicleta e sai as ruas.

honda o mister play

 
Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas“. A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a ideia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria. Encurtando a história: hoje a Honda Motor Company é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos e fracassos que encontrou pela frente. 

Não haveria paciência para ler os milhares de exemplos que podemos encontrar pela vida, mas se você por algum caso fracassou na vida ou foi interrompido de realizar um objetivo, levante a cabeça, por mais difícil e desanimador que possa ser, você é capaz de reescrever sua história e de alcançar a satisfação pessoal.
 
Ei?! ta aí ainda? Não perca tempo, vá atras de seu objetivo, pois o tempo passa, e os dias pra você construir sua história também!