Saudações Senhores;
 
Ja falamos sobre sonhos aqui no blog, mais especificamente sobre um sonho que eu tive sendo ele sem sentido e com uma reflexão que eu e você deve levar pra vida. Passeando pela internet vi um fórum discutindo sobre sonhos lúcidos, que é quando a pessoa tem controle e consciência sobre o que ela esta sonhando, porem, não chegaram a lugar nenhum com esta discussão e hoje o objetivo aqui é explicar pra vocês o  que realmente você tem que saber sobre isso, pois talvez algum dia você ja teve essa experiencia e nunca soube o que era, então caneta e papel nas mãos para anotar os principais detalhes:

Um sonho lúcido tem uma premissa muito simples e, ao mesmo tempo, complexa. Um sonho lúcido é aquele em que nos percebemos que estamos a sonhar. Grande maioria das pessoas acorda ou vê o seu sonho interrompido assim que percebe, no meio do mesmo, que está a sonhar. O susto parece fazer-nos voltar ao estado acordado, mas o que muita gente não sabe é que conseguimos ter sonhos lúcidos com bastante frequência mas permanecer nos mesmos. O melhor de tudo isto é que pode treinar a capacidade de permanecer lúcido nos seus sonhos. Conheça estes 5 factos sobre os mesmo:

 Os primeiros registos de sonhos lúcidos na história são egípcios
Muitos investigadores acreditam que Ba, a alma egípcia, era o “eu” presente em sonhos lúcidos e projeções astrais. Ba era demonstrado como um pássaro com a cabeça de humano, que flutuava acima do corpo. Segundo Robert Waggoner, autor do tema, este pode ser o primeiro registro histórico de uma consciência itinerante, que conserva as características do corpo e da mente.
Sonhos lúcidos podem ser classificados como um outro estado de consciência
Segundo Susan Blackmore, sonhos lúcidos podem ser um estado de consciência distinto daqueles que já conhecemos. Alguns cientistas acreditam mesmo que deveria ser classificado dessa forma.
 
Uma em cada cinco pessoas tem, pelo menos, um sonho lúcido por mês
Um estudo realizado em 1988 descobriu que 20% dos inquiridos afirmam ter sonhos lúcidos todos os meses e mais de 50% disse ter tido essa experiência pelo menos uma vez. O estudo também prova que a lucidez é mais comum nas crianças, motivo que pode explicar porque é que sofrem mais com os pesadelos.
 
Alguns alimentos podem aumentar as suas probabilidades de ter sonhos lúcidos
Em 2006, um estudo identificou que os participantes que tomam, diariamente, 250mg de vitamina B6, têm sonhos mais vivos, com mais cores e histórias mais complexas.
A quantidade recomendada pela OMS é de 100mg, mas não é difícil ultrapassar esta marca, uma vez que a vitamina se encontra nos cereais, gema de ovo, limão, banana, alho, arroz, entre outros alimentos.
 
Já existe um aparelho capaz de induzir sonhos lúcidos
A Aurora é uma máscara facial, que pisca cores num padrão específico e induz sonhos lúcidos com maior facilidade. O projeto foi financiado pelo Kickstarter e já pode adquirir em pré-venda.
 
Mas como ter um sonho lúcido de fato, sonhando com o que eu quero e com quem quiser?
 
1 – Comece a anotar os sonhos. Separe um Diário de Sonhos ou Notebook onde sempre serão feitas as anotações. Nos primeiros dias serão apenas fragmentos de sonhos, mas nos seguintes já começarão a crescer em detalhes até que ao final de alguns dias já terá que escolher o que anotar.
 
2 – Programe o despertador para tocar pela 6h de sono. Ao acordar, lembre-se que deseja ficar consciente durante o sonho. Caso tenha sonhado algo, aproveite e anote, relembre ele ao voltar a dormir. E volte a dormir desejando serenamente ficar consciente ao sonhar de novo.
 
3 – Faça reality check ou teste de realidade. O mais consagrado é olhar para as mãos. Faça isso algumas vezes durante o dia(de 5 até 10x) se perguntando: “Estou sonhando ou não?” – O mecanismo é que acabamos fazendo o mesmo teste nos sonhos, só que lá os dedos das mãos aparecerão deformados, em dúzias, etc..
 
4 – Planeje fazer algo em especial. Voar, encontrar o Papai Noel ou o Michael Jackson… não importa qual desejo, mas isso irá te ajudar a manter um certo foco e não se desconcentrar na euforia que normalmente dá quando flagramos que estamos sonhando.
 
 
5 – Adquira o hábito de fazer testes de realidade. Faça pelo menos 3 testes de realidade toda vez que alguma coisa parecer fora do comum, fortemente frustrante ou sem sentido, e o hábito será carregado para os seus sonhos. Em um sonho, eles dirão que você está dormindo, permitindo que você se torne lúcido. A fim de lembrar de fazer testes de realidade nos sonhos, você precisa estabelecer o hábito de fazê-los na vida real. Um modo de fazer um teste de realidade é procurar por “sinais de sonho” (elementos que frequentemente ocorrem durante os sonhos, procure por eles no seu diário de sonho) ou coisas que normalmente não existiriam na vida real, e então faça os testes de realidade. Quando essas ações tornarem-se hábitos, você começará a fazê-las nos sonhos e pode chegar à conclusão de que está sonhando. Fazer testes de realidade frequentemente pode estabilizar os sonhos. Isso também é conhecido como Sonho Lúcido Induzido no Sonho (DILD, Dream Induced Lucid Dreams). Algumas táticas incluem:
  • Olhar para um relógio digital para ver se ele se mantém constante;
  • Olhar para o corpo de um texto, desviar o olhar e então olhar de novo para ver se ele mudou;
  • Ligar um interruptor de luz;
  • Olhar em um espelho (sua imagem frequentemente irá aparecer embaçada ou nem mesmo aparecerá no sonho). Contudo, sua forma pode ser horrivelmente desfigurada no espelho, assustando você em um pesadelo ou sonho;
  • Apertar o nariz até fechá-lo e tentar respirar;
  • Olhar para as mãos e perguntar a si mesmo “Estou sonhando?” (no sonho, você frequentemente verá mais ou menos que 5 dedos na mão);
  • Pular no ar; você geralmente é capaz de voar durante sonhos;
  • Cutucar a si mesmo; no sonho, sua “pele” pode ser mais elástica que na vida real; um teste de realidade comum é empurrar o dedo através da palma da mão;
  • Tente se inclinar contra a parede. Em sonhos, você geralmente cai através de paredes;

Info.: WIkiHow

Agora vá dormir, tenha sonhos lúcidos, volte aqui e comente como foi a experiencia, ainda vamos falar muito sobre sonhos aqui no site, pois tenho grandes historias