Saudações Senhores;

Ahh, finalmente acabou aquela maratona de provas, aqueles dias de dores na lombar de tanto ficar sentado em posição unica para estudar, enfim, tudo isso chegou ao fim, com a vinda do ENEM! Pra quem não me acompanha no twitter, eu fui fazer a prova do Enem, e sim, não tenho tanta idade pra isso, mas fui mesmo assim, e foi tudo uma grande aventura, um rodeio de perguntas chulas que renderam muita zuera na internet. Poderia fazer um post sobre isso aqui, mas achei melhor linkar alguns sites que ja fizeram, e que se parecem muito com o que eu queria fazer, sendo assim, os links estão no fim do post. Saindo do lugar onde realizei as provas, comecei a me lembrar dos tempos em que prova, era algo muito presente na minha vida e a palavra gabarito fazia bem mais sentido do que hoje em dia.

 

Eu nunca fui de estudar pra uma prova, não sei o por quê, mas sempre achei que estudar antes de qualquer avaliação não adiantaria nada pra mim, e realmente de todas a provas que realizei na vida, nenhuma delas eu precisei estudar e sempre me saí muito bem, desculpe. Mas quão bom era esses momentos né cara?!

O panico de não saber nada sobre o que ia cair, aquele frio na barriga que dava quando você achava que não conseguiria terminar a avaliação em tempo, sem contar que na maioria das vezes, quando a primeira pessoa terminava, parecia que as horas passavam mais rápido, e isso acontecia comigo, era tipo um panico pessoal. Eu era meio maluco nesse sentido, pois até mesmo fazendo o Enem, eu ainda despertava algumas manias que tinha desde quando comecei a estudar, tais como:

 

  • Se eu terminar primeiro que todo mundo, vão achar que eu fiz de qualquer jeito e que sou um burro sem estudo
  • Tenho que ser o 4º a terminar a prova antes do resto, só assim fico em paz contra acusações
  • Só peço pra ir ao banheiro se uma pessoa pedir primeiro
  • Tento espiar a prova dos outros, não pra colar, mas sim pra ver se eu estou muito a frente ou muito atras dele
  • Minhas expectativas para fazer a prova sempre estão baixa
  • tenho tremedeiras ao passar as resposta pro gabarito
  • Tenho medo de errar na folha oficial de redação, sendo assim tenho mais tremedeira ainda ou um mini-parkinson
  • Só tento colar quando acho que errei demais, por isso acho que vale o risco
  • gosto de sentar do lado da parede, assim tenho um conforto maior que os outros e tenho mais vantagens de ir bem
  • por mais que sei que fui bem na prova, sempre abro minha nota com a expectativa completamente duvidosa

Essa são as minhas manias antes, durante e depois de uma prova! creio que não seja só eu que tenho isso, mas com certeza essas atitudes tem que ser avaliada por especialistas. Por falar em colar na prova, acho novamente que é só eu que sinto isso, mas quão maravilhoso era a aventura e a adrenalina de se copiar do próximo uma resposta? Cara, era sensacional quando dava certo, pois tem todo um procedimento ultra secreto por trás disso.
 
 Antes de tudo, a aplicadora/professora tem que estar longe ou de costas ou com o olhar virado, logo depois, você tem que ter em mente de quem você vai colar, se for um brother, ta beleza fica mais fácil, porem se for uma pessoa desconhecida a coisa começa a se complicar. Você não pode dar pala de que quer copiar, por isso seus olhos tem que estar treinados para ser rápido e ágil. E se você conseguiu ver a resposta, não pode ir de imediato ja marcar na prova, pois outras pessoas ou alunos podem estar te vendo! Tente disfarçar, passe a mão no rosto, releia a pergunta, finja que entendeu, e marque na opção correta, maaaas se você esquecer, ai o problema é seu, vai ter que fazer todo esse processo de novo, e com a desconfiança da professora ou da vítima da cola.
 
Poderia aqui citar outras milhões de coisas que acontecem durante uma prova, mas seriam minhas historias, e por isso eu quero que VOCÊ compartilhe com a gente as suas historias ou táticas de provas, escrevendo nos comentários, ou simplesmente mandando pro nosso Email e em breve criaremos um post com todas as historias contadas por vocês!
 
Agora sim, você pode ver as zueras do Enem 2014, nos links abaixo: