IMG_2015

Muito bem senhores, eu sei que fiquei muito tempo sem escrever nada, mas tem um ótimo motivo, estava de férias e queria curtir o máximo possível!!!

Mas para marcar meu retorno, hoje vou falar da tão prometida Semana Internacional de Quadrinhos 2016!

Para quem não sabe, a Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ, nova encarnação da Semana de Quadrinhos da UFRJ, que acontece desde 2006, como nome de I Semana de Quadrinhos da ECO UFRJ.

A 2ª Semana, realizada em maio de 2007, contou com a presença dos alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA – UFRJ), que cederam originais para uma exposição de quadrinhos, charges, caricaturas e ilustrações, que aconteceu na ECO, paralela ao evento. Outra inovação foi o 1º Concurso de Charges, aberto para toda a UFRJ. A II Semana de Quadrinhos da ECO UFRJ concorreu entre os finalistas ao 20º prêmio HQ MIX, na categria “Eventos”.

A 3ª Semana de Quadrinhos da UFRJ, organizada em outubro de 2008 apenas pelos alunos da EBA, capitaneados então por talentos hoje reconhecidos na área, como Diego Novaes, Hamilton Kabuna, Denis Mello, Martins de Castro e Gabi Domingues, estabeleceu uma bem sucedida parceria com o SESC Rio, em Madureira e cumpriu seu papel de Extensão, promovendo a troca entre conhecimento produzido dentro da academia com a sociedade e alcançando seu maior público até então.

Em sua quarta edição, realizada em setembro de 2010, a 4ª Semana ganhou contornos mais próximos à pesquisa acadêmica e aconteceu em três pontos diferentes da cidade do Rio de Janeiro: EBA UFRJ (campus do Fundão), SESC Madureira e ECO UFRJ (campus da Praia Vermelha). Com o tema “100 Anos Sem Angelo Agostini”, a IV Semana de Quadrinhos da UFRJ confirmou sua tradição, estabelecendo-se como o maior evento universitário de quadrinhos do Brasil, mais uma vez pré-indicado ao 23º prêmio HQ MIX, na categoria “Eventos”.

Depois de um hiato de seis anos, a Semana de Quadrinhos voltou renovada ao campus da ECO, entre os dias 04 e 08 de maio de 2016, mesclando suas intenções anteriores com a criação de uma ponte não apenas entre os criadores e pesquisadores de todo o Brasil, mas também com autores e pensadores de outros países, estabelecendo parcerias com o mercado editorial, o que implicou em uma reestruturação de sua identidade visual.

Tive a oportunidade na SIQ deste ano, de conhecer os nossos queridos amigos da CAPA Comics, Hamilton Kabuna (Comandante Hamilton) e o chefão João Carpalhau.

Dentro desse universo enorme de autores brasileiros de HQ independentes, tivemos algumas palestras como o ilustre Ziraldo, Chico Caruso, Renato Aroeira, Profº Lawrence Groove, professor da Universidade de Glasgow, Salvador Sanz e o mais esperado, David Llyod.

Mas não foi so de palestras que a SIQ é feita, tivemos oficinas de designer de páginas, Técnicas de Desenho e Criação de Personagem, entre outras. A organização do evento teve o maior cuidado de oferecer o maior conforto e diversão para os visitante. Alem da localização ser de fácil acesso para todos, um Food Truck ( delicioso) estava parado dentro do Campus para atender com seus maravilhosos sanduíches!

Foi lindo ver, e comprar, algumas HQ de brasileiros, com historias e traços maravilhosos!

Espero muito poder voltar no ano que vem para conferir o que vão aprontar!

Agradecemos o pessoal da Organização, principalmente o Hamilton que me apresentou todos no evento!!!

Este slideshow necessita de JavaScript.