Saudações queridos leitores;onde começar a ler hqs o mister playRecentemente eu fiz uma maratona de leitura de quadrinhos marcantes da antiguidade (não tão antigos) e decidi escrever um texto bem objetivo sobre uma dúvida que muitas pessoas tem: Por onde começo a ler historias em quadrinhos? Pode parecer uma dúvida com resposta meio obvia, e eu poderia dizer “Comece pelo herói que você mais gosta” ou “Comece por uma saga qualquer”, mas não é bem assim que quero te motivar a ler quadrinhos.

Antes de mais nada, é necessário explicar que há tantos gêneros de histórias em quadrinhos quanto existem gêneros de séries de televisão, filmes, livros ou músicas. Não há, assim, uma “lista definitiva” de obras, ainda que muitas delas mereçam figurar aqui pelo fato de, além de levarem o formato da arte sequencial a lugares em que a HQ nunca esteve, serem também ótimos pontos de partida para quem pretende ingressar nesse mundo.

Mas vamos aos fatos! Normalmente os leitores do site tendem a ser um público mais adulto e com pouco tempo disponível, então pensando assim, vou indicar algumas obras já encerradas e que você não precisará, de imediato, ficar esperando as continuações mensalmente. Encare isso como o ponta pé inicial pra você explorar outras historias que não estão listadas aqui. E também vale ressaltar que isso não é uma ordem obrigatória para se iniciar a leitura, e que essas são MINHAS dicas de histórias para você começar a ler HQs.

Imagina que eu e você estamos conversando, e você me pergunte por onde começar a ler quadrinhos, e eu respondo dando essas recomendações abaixo:

Aos que gostam da MARVEL: Guerra Civilomister playCom 7 edições, e com uma leitura super tranquila, a premissa de Guerra Civil é simples, mas o seu desenvolvimento é inovador. Tratando de como regular o crescente número de super-heróis. Após uma catástrofe envolvendo alguns amadores, o governo sanciona uma lei que obriga os super-heróis a se registrarem para que suas ações possam ser controladas, e o estado possa decidir quando e como isso vai acontecer. Alguns aceitam, ficando do lado do registro, liderados pelo Homem de Ferro. Outros, liderados pelo Capitão América, acreditam que essa lei restringiria a liberdade dos heróis. É então que a história deixa os clichês de lado, e segue por caminhos que mudariam para sempre o Universo Marvel. Via LH

Aos que gostam da DC: Crise Nas Infinitas Terras
Crise-nas-Infinitas-Terras o mister playPra quem curte o lance de “Multiversos”, vai gostar dessa aqui. Com 12 edições, essa foi um marco nos quadrinhos de super-heróis, se tornando um clássico do gênero, responsável por uma das maiores reformulações já feitas na editora, ao reiniciar a cronologia dos personagens e recriar o Universo DC. Uma ameaça trazida por uma irresistível força misteriosa obriga o misterioso Monitor a convocar superseres de diversos mundos para defender a existência de todas as realidades. Mas o caminho para a salvação exigirá um sacrifício nunca antes testemunhado.

A Piada Mortal
piada mortal o mister playA piada mortal, é uma edição unica de um dos embates mais aclamados dos quadrinhos, entre Batman e o Coringa. Nela podemos ver a origem do coringa, e como um dia mal pode levar qualquer um a loucura, envolvendo Bruce Wayne, Jim Gordon, Barbara Gordon e companhia. Com acontecimentos violentos, e fatos pesados, A Piada Mortal foi considerada por muitos como a edição definitiva da origem e finalização do Coringa, e se você gosta de uma trama bem feita e não tão longa, esse quadrinho é indispensável pro seu currículo.

V de Vingança
V-for-Vendetta-co mister play
Com certeza você ja viu essa mascara em muitos movimentos, mas nunca soube de onde vem a origem dela. Com 10 edições, V de vingança se passa após um aparente hecatombe nuclear, onde a Inglaterra mergulha no caos. Depois de algum tempo, a ordem volta a se estabelecer, mas de forma ditatorial. Um governo fascista caça os direitos civis, impõe a censura e rechaça qualquer tentativa de oposição ao que impõe. Eis que mesmo nesse regime totalitário/fascista uma voz se levanta e ousa proclamar a possibilidade de uma outra forma de vida, na qual não haja regras e leis arbitrárias, em que a liberdade e as individualidades sejam valorizadas e conduzam a um novo cenário, um personagem designado simplesmente “V” é o porta-voz dessa idéia. Vitima de um dos abomináveis campos de concentração, “V” esteve no fundo do poço, e sem ter mais para onde cair, a única opção era se erguer. Aos poucos, se faz claro que “V”, mais que uma pessoa, representa um conceito, uma idéia.

Watchmen
Watchmen o mister play
Uma das minhas HQ’s preferidas, Watchmen com suas 12 edições, se passa numa versão alternativa dos Estados Unidos em 1985 quando super-heróis uniformizados são parte do dia-a-dia da sociedade. A contagem para o fim do mundo está acontecendo com a permanente tensão entre os EUA e União Soviética e tudo vai acontecer faltando cinco minutos para a meia-noite. Quando um dos antigos super-heróis é assassinado, o determinado vigilante Rorschach descobre o plano de matar e colocar em descrédito os heróis do passado e do presente. Assim, Rorschach se junta novamente a uma ex-legião de combatentes do crime que só tem um membro com superpoderes reais e percebe uma grande conspiração que tem ligação com o passado de todos e que trará graves conseqüências para o futuro. A missão deles é proteger a humanidade, mas quem vigia os vigilantes?

Cavaleiro das TrevasCavaleiroDasTrevas o mister playMais uma que faz parte das minhas HQs favoritas, Cavaleiro das trevas com 4 edições,  conta uma história que começa 10 anos após a aposentadoria do vigilante mascarado Batman. Os heróis no mundo estão extintos por lei e Superman, o último em atividade, é um agente secreto americano, uma super-arma usada em casos de guerra ou crise internacionais. O aumento de criminalidade em Gotham City, com a gangue chamada de “mutantes” aliado a um incomum senso de justiça de Bruce Wayne, fazem o homem-morcego sair das trevas da aposentadoria e enfrentar os criminosos da cidade. Batman é representado por Miller como um homem traumatizado e atormentado pelo seu passado, que usa inteligência e força para fazer justiça de maneira muito mais bruta e violenta em relação às suas atividades anteriores, tendo porém como limite o princípio de nunca matar os criminosos. ESSA EU RECOMENDO E MUITO PRA VOCÊ COMEÇAR A LER 😉

Justiceiro: Born
justiceiro o mister playAquele papo de que a Marvel não tem um selo adulto, morre com essa incrível HQ da origem do justiceiro, que pra muitos é considerado a melhor historia do herói, pra outros a melhor historia da Marvel, e para algumas pessoas essa é a melhor historia relacionada ao Vietnã. Com 4 edições apenas, Born não é uma historia leve de se ler, é grotesca e tem todas as coisas rudes que tinham na guerra do Vietnã. Esta história não é exatamente sobre o “Punisher”, mas sim sobre Frank Castle e o seu último tour no Vietnã. Escrita por Ennis e desenhada por Darick Robertson, aqui vemos as suas motivações e também explica o porquê da vontade de continuar fazendo justiça com as próprias mãos. Nessa HQ você descobre como nasceu o personagem. Vale muito a pena também.

Capa Comicscapa comics o mister playSe estamos falando de quadrinhos, nada mais do que justo também recomendar que você comece sua leitura com as HQs nacionais, e para isso super recomendo os nosso amigos do Universo Capa Comics que  produzem uma excelente demanda de historias nacional. A Capa Comics é um coletivo de histórias em quadrinhos da Baixada Fluminense formado em 2013. Seus integrantes são quadrinistas que se juntaram sob a mesma bandeira para produzir tramas ambientadas em sua própria região, dando origem a um universo de quadrinhos brasileiros. Vale a pena também conhecer.

[UPDATE]

Superman: Entre a Foice e o Martelo (Red Son)superman-red-son o mister playUma das histórias mais emblemáticas da DC Comics, com 3 edições, Superman Red Son, conta a história do herói-vitrine da DC caso sua nave tivesse caído, em território ucraniano, durante a guerra fria. Nesta estória, o homem de aço é criado e educado no regime comunista de Stálin e passa a defender, de todas as maneiras possíveis, os ideais igualitários promovidos pelo Estado Social. Com este poderoso “camarada” a seu lado, o regime de Stalin prospera e toma conta de praticamente todo o mundo, sendo os Estados Unidos e o Chile os únicos países do planeta a recusarem o Estado Social e a ajuda de Superman. E o final explodirá sua cabeça! Vale a pena a leitura. via vortex.

Enfim, essas foram algumas das minhas recomendações, e pra ficar claro, isso não é uma regra, ou seja, você não tem que necessariamente começar a ler por essa lista ou por essa ordem, aqui eu listo as mais aclamadas e as que eu mais me identifico. Nesse momento quero invocar a magia dos comentários, e pedir pra que você que ja tem o costume de ler quadrinhos, deixasse algumas recomendações também, e para você que ainda não tem o costume, sinta-se a vontade também pra pedir dicas pros comentaristas. Por hoje é só, abraço 😀

Veja o vídeo  também: Por onde começar a ler quadrinhos?