rogue-state-o-mister-play-2 A situação política no oriente médio sempre nos parece um tanto caótica, e em grande parte, de fato o é. O poder nessas regiões se encontra em uma constante troca de mãos, hora com um grupo, hora com outro. A vida é muito difícil para a sociedade toda, envolta por conflitos e tirania vindos de todos os lados.

Rogue State é uma representação, ainda que abstrata, deste violento cenário político. O jogo se passa em Basenji, um país que sofria nas mãos de um cruel ditador. Insatisfeitos, os cidadãos se unem e criam o Partido Revolucionário, que exige que o ditador seja retirado do poder.

O Partido convoca o povo para um protesto em frente ao palácio do governo. Uma multidão comparece, se aglomerando nas ruas. As pessoas são fuziladas pela guarda real. Centenas morrem. Este acontecimento culmina numa guerra civil, que no final derruba o ditador e coloca o jogador no poder, como presidente provisório para um período de dois anos.

Partindo desta situação, o jogador deve administrar o país, ordenando as reformas de infraestrutura, reparação dos danos de guerra, restauração econômica, diplomática e social, ou simplesmente se tornar o novo ditador.

O jogo possui apenas dois cenários: a sala do presidente e a sala de estratégia. As decisões são tomadas usando diversas tabelas e gráficos, e tem efeito em turnos, que duram uma semana cada.

No final de cada turno, o jogador se depara com uma situação em que deve tomar uma escolha, e ela terá consequências, seja nas finanças do Estado, na relação com uma classe social ou poder estrangeiro, ou em qualquer outro aspecto que possa ser prejudicado.

rogue-state-o-mister-play-1Caso a insatisfação seja grande por parte de uma classe social, grupos terroristas podem ser formados, exigindo sua saída do poder, executando civis e até mesmo tentando te matar. Um grande problema é o irmão do Jogador, um general membro do partido que deve ser escolhido para um dos ministérios de seu governo. Inconformado por não ter sido escolhido como presidente, o irmão tenta prejudicar o mandato do jogador sempre que possível, e, ao invés de gerar benefícios como ministro, gerará malefícios, sendo um grande obstáculo.

O objetivo do jogo é sobreviver a estes dois anos de mandato, seja sendo um bom presidente e retirando o país da ruína, seja se tornando um tirano pior que o anterior. Mas não é nada fácil se manter no poder por tanto tempo. Cuidado com o seu tapete, pois alguém com certeza tentará puxar.