a ignorancia é uma bençãoSaudações Senhores;
Sempre que botamos em pauta um assunto que envolve pessoas com o QI alto ou simplesmente pessoas inteligentes, nós sempre acabamos associando a imagem delas  com a de criaturas estressadas e infelizes, afinal, não nos falta exemplos de grandes personalidades com este perfil que acabaram, ao decorrer da vida, sofrendo com angustias, frustrações solidões e etc.

Sendo assim, será então que a tão famosa frase do título desse post (e que eu adoro) está mesmo correta? Será que ter um QI tão alto e uma inteligencia tão exuberante, é sinônimo de felicidade e realização pessoal? De acordo com David Robson da BBC, curiosamente, existem diversos estudos que parecem apoiar a ideia de que indivíduos mais inteligentes do que a média se preocupam muito mais do que os demais, por isso vivem ansiosos.

De acordo com David, os sistemas educativos da nova era, tem por base, ajuda a melhorar a inteligencia acadêmica das pessoas e  uma das formas mais comuns de medir seu progresso são os testes de QI. Porem, apesar de todo o investimento de tempo e dinheiro no desenvolvimento de exercícios cerebrais e de técnicas para melhorar o desempenho cognitivo, será que o esforço de transformar todo mundo em gênio vale a pena? Em 1926, o psicólogo norte-americano Lewis Terman decidiu aplicar testes de QI para identificar estudantes talentosos na Califórnia. O pesquisador então selecionou 1.500 indivíduos com pontuações iguais ou superiores a 140 — sendo que 80 dos escolhidos contavam com QI de mais de 170 —, e até hoje as vidas dessas pessoas estão sendo estudadas.

Por alto, as observações sobre este caso, revelou que a maioria chegou a ocupar uma posição de trabalho importante, e que também diversos conseguiram conquistar um pouco de fama em sua escala e a prosperidade também. Por outro lado, algumas pessoas não atingiram as expectativas necessárias e esperadas, optando por se dedicarem em algumas áreas menos glamorosas, tais como: Policiais, bombeiros, marinheiros e outros.

Uma das coisas mais impressionantes, é que a pesquisa apontou que os gênios não obtiveram vidas mais felizes, graças à inteligencia que se mostrava acima da média e, ao longo dos anos, foram detectados entre eles os mesmos níveis de divorcio, alcoolismo e suícidios, analisados no resto da população. Esses fatores levaram Lewis Terman a concluir que ser mais inteligente não garante uma vida melhor, assim como ter uma mente brilhante não faz diferença quando o assunto é conquistar a satisfação pessoal.

Aí que entramos no sentido filosófico da coisa (mas relaxa, que não vou ser um chato aqui na escrita). Nem todos os gênios, são perturbados ou totalmente infelizes com suas vidas. No entanto, conforme David apontou, é curioso que a inteligencia acima da media consegue transformar a vida de uma pessoa com QI alto, em algo relacionado a cobranças e expectativas geradas por outras pessoas, fazendo com que esses indivíduos se sintam mais ansiosos e angustiados.

Essas mesmas pessoas com alto nível de inteligencia e percepção, de acordo com Lewis, tendem a ser mais preocupadas do que as outras, tornando tudo que não se tem uma respostas concreta, em desafio.ignorancia é uma benção (2)

“O Mundo é um lugar muito mais feliz quando

se é burro, pois a vida se torna mais fácil” Cornelius Grouppe

Mas o que isso tem a ver com ignorância?
Como dito, essas pessoas não conseguem se conter com simples respostas ou simples argumentos. Tudo tem um por quê e normalmente para os ignorantes, estar comprometido com a realidade ‘nua e crua’ é uma de suas maiores características! Um grande exemplo disso tudo é quando chega o fim do ano, e quando todos estão comemorando, gritando, se abraçando porque chegou um novo ano, essas pessoas do QI alto simplesmente dizem: Vai ser um ano como qualquer outro, a diferença, é que estarei mais velho e mais perto da morte. (Uma realidade nua e crua). Ou numa festa onde se toca musicas com diversas onomatopeias que não apontam um significado real ao que o cantor quer dizer, e a pessoa do QI alto diz: Isso tá longe de ser uma musica de verdade. Ser ignorante, é ser sensível ao que está acontecendo ao seu redor, é ser atencioso para as ocasiões, e não necessariamente ser obrigado a concordar com tudo que o outro diz, só pra fantasiar uma realidade que não existe. Ser ignorante é quando todos acham que a corrupção nasceu com partido X no poder, e sendo que na verdade, pro ignorante, a corrupção nasceu quando os outros cortaram a fila no banco ou estacionaram na vaga para deficiente. Essa é a base do ignorante ser uma benção: Quando a maioria acha que ta tudo bem, ele percebe que na verdade está tudo muito mal. Ser ignorante é conseguir ver o que ninguém quer ver.

Para que fique claro o real sentido de ser ignorante: Uma criança (pessoas comuns) acredita fielmente em papai noel e coelhinho da pascoa, mas o pai (Ignorante) sabe que aquilo não é verídico, mas mesmo assim, pela felicidade do filho, deixa se passar por verdade. As pessoas que contem o QI alto, de acordo com a pesquisa, são pessoas como este pai, que sabe da verdade “chata”, mas mesmo assim deixa passar, pois alem de se preocupar, ele acredita que para o filho, o fato de um dia um senhor vestido de vermelho, vir pela chaminé lhe trazer presentes, será algo magnifico e sensacional.

Se você é uma pessoa que se preocupa demais, a sua aflição pode ser um forte indicativo de que o seu intelecto é superior à média. Se preocupa  em trazer uma verdade que nem todos enxergam, vide filme Matrix, que retrata muito bem isso tudo. ignorancia é uma benção (1)

Mas qual a razão de pessoas com o QI alto serem consideradas ignorantes?
Simples! Quando todos ao seu redor dizem que a banda X é a melhor banda do mundo, e só você discorda de tal afirmação, então, entre aquela roda, você é considerado ignorante, pois não esta envolvido numa opinião uníssona sobre aquela banda. 

Por fim, dizer que pessoas com o QI alto ou os ignorantes são seres infelizes e não realizados, é um pouco pretensioso, pois é possível você questionar o mundo, se preocupar com razões sociais, e mesmo assim, alcançar a realização pessoal.

E pra você? A ignorância é realmente uma benção?

Via Mega CuriosoBBC

LINKS INTERESSANTES SOBRE O ASSUNTO:
A ignorância é uma benção – por Leandro Karnal
A ignorância é uma benção – por Cauê Moura
Cena do filme Matrix sobre o assunto
Tome  pilula da burrice e seja feliz!