Na minha jornada pela internet, percebo que cada vez mais as pessoas tem buscado listas pra preencher ou complementar outras listas de suas vidas. E nessa loucura de dizer que não te quero, descobri também que muitas pessoas sempre tem aquela playlist marota de auto-mutilação emocional que consiste unicamente em músicas que vão te levar pra lama! Sendo assim, resolvi entrar em contato com a nave O Mister Play e perguntar pros amigos quais eram as músicas mais tristes que eles conheciam, e o resultado final foi a lista abaixo. Lembrando que decidi fugir dos clichês que todos já conhecem, como Evanescence, Evidências, Convite de casamento e etc., e foquei em músicas “novas” e desconhecidas pela maioria. Pegue um lenço e venha desfrutar desse combustível emocional que só vai piorar a situação de quem já está triste… Afinal, porque fazemos isso com nós mesmos? Reflita e ouça.

1. Hurt – Johnny Cash

Aproveitando que estamos sempre falando de JC no site, nada mais justo do que por nosso “Hurtizinho” em primeiro lugar aqui pra começar a lista. Já que o Jordão lembrou, ta aí, a música que é boa não somente pela melodia, mas também pela letra dela que traduz a vida sofrida que o Johnny Cash teve e a angustia por não ter feito tudo diferente. Ouça e se atente a letra da música.

2. I Will Remember You – Sarah McLachlan

Uma música que você já deve ter ouvido em algum vídeo de humor, ela retrata, ao que tudo indica, um término/rompimento de relacionamento. A letra é bonita, mas acredito que o real significado dela seja um pouco mais obscuro. Afogue-se nas lagrimas.

3. Nothing Compare –  Sinead ‘O’Connor

Pelo Twitter, o  @ConfiantiCast nos indicou essa música não só pela letra, mas pela melodia em si que te levará pra mais baixo da lama.

 4. Quero Ver Você Feliz – Paulo Sérgio

Essa música eu choro desde criança pensando no meu pai, e olha que ele ainda ta vivo…” lamentou o @FelipeCanela. Você já disse que ama seu pai hoje?

5. Iridescent – Linkin Park

Sem dúvida, essa música ganha um peso ainda maior com a triste morte do Chester Bennington. Sem me precipitar na definição, o que esta música te lembra? 🙁

6. Sound Of Silence –  Simon & Garfunkel

Eu não queria entrar no mérito das músicas tristes que todo mundo conhece, mas “o som do silencio” é A música triste que você respeita. E também foi a mais citada no twitter

7. I Miss You – Blink 182

o @CrashPopTv nos disse que essa é a música mais triste que ele conhece, pois foi um marco na vida dele… E de fato que letra, hein?!

8. Take My True Love by the Hand – The Limeliters

Não só por ter sido encaixado nos ultimos episodios de Breaking Bad que essa música esta aqui, mas tambem pela letra triste e que resume um fracasso na vida. Não encontrei a versão legendada, mas da pra entender um pouco do espanhol usado no vídeo. “Os tempos estão ficando difíceis, meninos…

9. Everybody Hurts – R.E.M.

Uma das mais citadas no Twitter! Com letra simples e direta, ela retrata a realidade de muitas pessoas hoje em dia. Ouça e se atente na letra.

10. Fleetwood Mac – Landslide

Pra finalizar, essa eu particularmente selecionei a dedo, pois se estamos falando de musicas tristes, que nos convida a reflexão e a lama, por que não citar a música que retrata tempo perdido? Você ja parou pra pensar que a cada dia está mais velho? Pra onde foi a sua juventude? Por mais novo que você ainda seja, você está ficando velho. Quantas coisas você ja deixou de fazer só porque não tinha tempo? Com o que esse tempo foi gasto? Mediante a tudo isso, peço que reflita nessa canção que talvez te fará ter uma crise existencial.

“Bem, eu tenho temido mudar

Porque eu construí minha vida a sua volta

Mas o tempo te deixa mais corajoso

Mesmo crianças envelhecem

E eu estou envelhecendo também”

Versão original sem legenda ->

Menções honrosas eleita pela galera do twitter:

Atrás da porta – Elis Regina
Tammy – Connie Francis
Ouro de Tolo – Raul Seixas
Gostava tanto de você – Tim Maia
Under the Bridge – Red Hot Chili Peppers
Terrible Things – Mayday Parade
Filho adotivo – Sergio Reis
Anathema – Lost Control
The Lonely Man
entre outras milhares de indicações com a ajuda da @PodProcura

Obs.: Algumas pessoas sugeriram a “suicide Song” como a mais triste de todos os tempos… Pode até ser, porem, por respeito e decência não listarei aqui.

Obs².: Músicas típicas de tristeza como, my immortal, evidencias, convite de casamento e afins, não foram listadas aqui pois queria fugir um pouco do padrão e criar uma lista diferente com músicas que tivessem não só uma melodia legal, mas também um contexto na letra.

Eaí, qual música faltou nessa lista? Aguarde para outros top10 de músicas que vamos fazer, afinal, nem só de tristeza vive o homem, não é mesmo?